VÍDEO: “Gelo misterioso” brotando em árvore intriga agricultores de Juazeiro do Norte, no Ceará
O aparecimento da substância branca que pinga um líquido transparente deixou todos curiosos se questionando se o caso se trata de algo raro ou sobrenatural
O aparecimento de uma substância branca que pinga um líquido transparente aguçou a curiosidade dos moradores da cidade de Juazeiro do Norte, no vizinho estado do Ceará.
O ‘gelo misterioso’ surgiu em árvores do bairro Brejo Seco e todos acreditavam que os galhos haviam congelado. A situação acontece desde o início do mês de setembro, período quente no interior cearense.
De acordo com moradores, ao amanhecer os galhos pingam uma substância gelada. No decorrer do dia, o líquido espumoso toma conta dos galhos das árvores e quando chega a noite elas ‘se transformam’ em água. Os agricultores da região se questionam se o caso se trata de algo raro ou sobrenatural.
LEIA TAMBÉM:
Em entrevista à afiliada da TV Globo no Ceará, o professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, do departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que o ‘gelo’ é, na verdade, um fenômeno natural e não se trata de um assunto místicos ou alienígena.
Segundo ele, a responsável pela formação dessa espuma misteriosa é uma cigarrinha da família Cercopidae, que tem o nome científico de Prosapia bicincta. A espuma produzida pela cigarra é a proteção de sua forma jovem contra possíveis inimigos naturais.
“Essa situação tem duas funções. Esse líquido, essa espuma, é, na verdade, um resíduo da digestão da cigarra, o excesso do material que elas retiram da planta. E esse mesmo líquido, ela tem que utilizar, proteger seus ovos”, explicou o professor ao G1.
Lamartine informou que a espuma não causa nenhum dano à árvore e nem às pessoas, que não é necessário, por exemplo, cortar os galhos e que é importante deixar o líquido nas árvores devido ao importante papel da cigarra na ecologia.
CEARÁ 1
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário