TCU suspende licitação para implantar barragem no Ceará
O Tribunal, sob a relatoria do ministro Augusto Nardes, concedeu a cautelar suspendendo a concorrência
O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu concorrência conduzida pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) destinada à contratação de empresa responsável pela execução das obras de implantação da Barragem Barbosa, em Lavras da Mangabeira (CE). A proposta de medida cautelar foi apresentada por uma das empresas concorrentes sob a alegação de existirem restrições à competitividade no edital.
A empresa contesta as exigências de que as concorrentes tenham atestado de capacidade técnica registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea); e de que os responsáveis técnicos pertençam ao seu quadro permanente na data da entrega da proposta.
O Dnocs já foi ouvido sobre o tema, mas o Tribunal considerou as justificativas insuficientes, sendo detectadas possíveis irregularidades “que podem representar prejuízo à ampla competitividade e à seleção da proposta vantajosa”. Portanto, o órgão não comprovou que as exigências do edital “são imprescindíveis à garantia do cumprimento dos serviços a serem contratados”, segundo o acórdão da lavra do ministro-relator Augusto Nardes.
A suspensão visa possibilitar o saneamento das irregularidades identificadas até que o Tribunal decida definitivamente sobre o assunto. O Dnocs também deverá se manifestar sobre o cumprimento das deliberações feitas pelo TCU.
Fonte: TCU - https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/cautelar-do-tcu-suspende-licitacao-para-implantar-barragem-no-ceara-8A81881F64B49AD00164CCDBE46E5582.htm
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário