Donos de imóveis do Minha Casa Minha Vida estão isentos de IPTU em Fortaleza
O Supremo Tribunal Federal entendeu que a cobrança seria inconstitucional e, portanto, deve ser proibida em todo o território nacional. MPCE notificou Prefeitura que acatou a decisão.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), começou a adotar providências para realizar o cancelamento dos débitos originados do imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), lançados sobre os imóveis de beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, depois de ter sido notificada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13).
Com base na reclamação recebida pelo MPCE, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) orientou à Sefin que fossem cancelados os débitos que ainda não foram enviados para a inscrição da Dívida Ativa, relativos aos anos de 2018 e 2019, além dos 9.822 débitos lançados sobre os imóveis do programa, gerados até o ano de 2017.
Anteriormente, o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já havia entendido que a cobrança do imposto para donos de imóveis do programa seria inconstitucional e, portanto, proibida em todo o território nacional.
Caso algum beneficiário se sinta prejudicado pela cobrança indevida poderá solicitar, individualmente, o ressarcimento, podendo utilizar os serviços da Defensoria Pública Estadual, desde que se enquadrem nos critérios legais.
Fonte: G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/06/13/donos-de-imoveis-do-minha-casa-minha-vida-estao-isentos-de-iptu-em-fortaleza.ghtml
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário