header top bar

section content

Coren-CE repudia música sertaneja que cita enfermeira em ‘contexto de traição e bebedeira’

Canção foi gravada por Gil Mendes com a sertaneja Naiara Azevedo. Compositor da música 'Boqueira' pediu desculpas.

Por João Lima Neto, G1 CE

25/10/2019 às 08h54

Cantoras Gil Mendes e Naiara Azevedo gravaram clipe de ‘Boqueira’ em Fortaleza — Foto: Camila Lima/SVM

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) divulgou nota de repúdio contra a canção “Boqueira”, composta por Diego Silva e cantada por Gil Mendes em parceria com a sertaneja Naiara Azevedo. A música faz parte de um DVD gravado em Fortaleza em setembro. Um trecho da canção diz “o meu desejo é que ele pegue uma boqueira/e que a rapariga não seja enfermeira”.

Para o Coren, a letra associa profissionais da enfermagem a um “contexto de traição e bebedeira”. “Além de prestar um desserviço à qualidade musical brasileira, a composição perde uma grande oportunidade de enaltecer o trabalho de homens e mulheres que, diariamente, dispensam cuidados fundamentais à cura de milhares de pacientes em todo o país”, afirma o conselho na nota de repúdio.

VEJA TAMBÉM: 

 Coren-PB divulga nota de repúdio após declarações do Presidente Bolsonaro

Presidenta do Coren diz que enfermeiro pode ter clínica, luta pelo piso salarial e fala sobre concursos

Nas redes sociais, a cantora Gil Mendes defendeu a composição. “Estou aqui tentando entender tudo o que está acontecendo, vendo os comentários, vendo a revolta, vendo até onde as pessoas vão com essa história de você chegar numa rede social e julgar, denegrir. Ouçam a canção, entendam a canção, eu falo exatamente o contrário do que vocês estão dizendo”, disse a artista.

Cantora Gil Mendes usou as redes sociais para defender a música Boqueira — Foto: Reprodução

‘Quero me desculpar’

Já o autor da letra, Diego Silva, conhecido como Dyeguinho, pediu desculpas aos profissionais de enfermagem.

“Quero pedir desculpas a todos os profissionais da saúde. Em nenhum momento pensei em ofender ou gerar imagem negativa de ninguém. A música é um diálogo de rotina de amigas, em que uma conta para a outra que não deseja que a amante do namorado seja a enfermeira. Que a pessoa que traiu não receba os cuidados de uma boa profissional da área. Quero me desculpar mais uma vez com todos.”

Diego Silva afirma que a ideia da letra de “Boqueira” surgiu de forma espontânea no apartamento onde mora, em Fortaleza. “Estava na varanda escrevendo. Do nada, veio a palavra e resolvi fazer a música. Criei o diálogo fictício de duas amigas”, explica.

Nota de repúdio do Coren

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) vem através desta nota lamentar, profundamente, a composição “Boqueira”.

A música cita a palavra “enfermeira” em um contexto de traições e bebedeira, situações que não condizem com o exercício profissional da Enfermagem, que hoje é a maior categoria da Saúde, seja em instituições filantrópicas, públicas ou privadas.

Além de prestar um desserviço à qualidade musical brasileira, a composição perde uma grande oportunidade de enaltecer o trabalho de homens e mulheres que, diariamente, dispensam cuidados fundamentais à cura de milhares de pacientes em todo o País. Essas são as enfermeiras e os enfermeiros.

Aos artistas, autores e produtores brasileiros, que pintam a cena cultural em nosso País, fica o nosso apelo: respeitem a Enfermagem.

Coren-CE

Fonte: João Lima Neto, G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/10/25/conselho-regional-enfermagem-repudia-musica-sertaneja-que-cita-enfermeira-em-contexto-de-traicao-e-bebedeira.ghtml

Recomendado pelo Google: