VÍDEO: Agricultores de Ipaumirim tem a sua principal renda vinda da Agricultura Familiar
Produtores rurais dos sítios Zé Vieira e Caatinga em Ipaumirim, falaram de como são comercializadas seus produtos, assim como, citaram as dificuldades encontradas para o cultivo
A TV Sul Cariri, afiliada à TV Diário do Sertão, no Ceará, foi até os sítios Zé Vieira e Caatinga, zona rural de Ipaumirim, Região Sul cearense, e viu de perto como muitas famílias da região trabalham e tiram seu sustento da Agricultura Familiar.
A reportagem ouviu seu Jacinto Germano, ele que é agricultor do sítio Caatinga e trabalha com a plantação de banana maçã. Ele disse que mora na comunidade desde sua infância. Seu Jacinto usa um tipo de adubo para ajudar no desenvolvimento da plantação.
VEJA TAMBÉM
Francisco Erlando, que também é produtor familiar, citou alguns tipos de plantações que produz em suas terras. “Aqui a gente produz de tudo um pouco, aqui tem horticultura, o coentro, a cebolinha, o feijão, a macaxeira, abóbora, milho, então de tudo a gente produz um pouco”, disse o agricultor. Francisco também falou das dificuldades que enfrenta para produzir: “Temos as limitações porque a água é pouca, os recursos hídricos são muito poucos, temos que trabalhar com o pouco da água que nós temos”, lembrou.
O agricultor falou como são comercializados as produções geradas em sua propriedade: “Os produtos são vendidos no comércio da região. Ipaumirim, Bom Jesus, as cidades vizinhas absorvem toda produção”, explicou. Quanto ao apoio do governo à produção da Agricultura Familiar, Francisco Erlando disse que
participa de vários programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros. “Fui beneficiado com projetos do governo do estado que auxiliaram na compra de investimentos para a agricultura”, concluiu.
Assim como Erlando, diversos outros agricultores da região produzem suas verduras e frutas tudo de forma orgânica e sem agrotóxico.
CEARÁ 1
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário