VÍDEO: TV Sul Cariri apresenta matéria completa sobre apicultura na zona rural de Umari; confira
Fernando Ferreira deu continuidade ao projeto de seu sogro que já é falecido. Ele deu várias explicações sobre a produção do mel e diversos outros assuntos relacionados.
A equipe do programa Bem Nordestino da TV Sul Cariri, afiliada da TV Diário do Sertão, foi até o Sítio Cobé, na zona rural de Umari, na região do Centro-Sul cearense para mostrar como funciona a criação de abelhas.
O projeto da Apicultura no sítio Cobé foi idealizado por Bonifácio Moura (in memoriam) e perdurou por mais de 20 anos. Seu genro, Fernando Ferreira Gondim, decidiu dá seguimento à atividade que seu sogro tinha como estilo de vida e já faz mais de três anos que o trabalho vem sendo desenvolvido sob a liderança de Fernando.
VEJA TAMBÉM
VÍDEO: Granja de suínos, em Baixio-CE, dá exemplo em cuidados e higiene com os animais
Ao todo, são 25 colmeias. Fernando disse que durante o ano a colheita do mel pode acontecer de quatro a cinco vezes e dependendo do ano, a matéria prima se sobressaindo, pode chegar a ter seis tiradas de mel durante os doze meses.
As abelhas colhem o néctar das flores e produzem o mel, isso quase todas as pessoas sabem, o que torna interessante o comentário de Fernando, é que o sabor do mel difere, ou seja, depende de onde as abelhas estão buscando a matéria prima.
“No momento agora a gente tá na florada do marmeleiro e do mofumbo. Para o mês que vem, a gente tem a Alfazema Braba e jitirana; e final do ano a gente tem a florada do juá e da aroeira. Para mim o que eu acho melhor é o mel da aroeira, ele é mais gostoso, mas o mercado acha melhor esse mel mais clarinho como o da Alfazema Braba e do marmeleiro”, explicou Fernando.
No vídeo que está no topo do texto, o leitor pode encontrar todos os detalhes da reportagem sobre Apicultura, da TV Sul Cariri.
O Programa Bem Nordestino vai ao ar pela TV Sul Cariri Toda quarta-feira das 14h às 16h e é apresentador por Laecio Josué.
CEARÁ 1
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário