VÍDEO: Deputado do CE diz que vai lutar pelos deficientes assim como fez quando vereador de Fortaleza
"A nossa vinda para a Assembleia foi para trazer essa voz estadual em defesa das pessoas com deficiência", disse o parlamentar.
O deputado estadual do Ceará, Acrisio Sena (PT), participou na tarde desta quarta-feira (09) do programa Balanço Ceará, da TV Sul Cariri, afiliada da TV Diário do Sertão. Durante a entrevista ele comentou sobre projetos de inclusão social para deficientes no estado.
Acrisio Sena já foi vereador em Fortaleza e disse que durante sua legislatura no âmbito municipal, conseguiu fazer o Estatuto Municipal da pessoa com deficiência. Segundo o deputado, trata-se de uma Lei da capital cearense que diz respeito a todas as ações e projetos relacionados às pessoas deficientes.
VEJA TAMBÉM
O parlamentar lembrou que os dados do IBGE de 2010 apontava o Ceará com 2 milhões de pessoas deficientes e só em Fortaleza eram 700 mil.
“É muito difícil de tratar as políticas públicas para essa população porque já há uma dificuldade de acessibilidade, já há uma necessidade muito grande de alto estima”, disse Acrisio.
O deputado falou sobre sua luta agora como parlamentar a nível de estado e citou pontos importantes que segundo ele, é essencial na vida não só dos deficientes em si, mas de sua família.
“A nossa vinda para a Assembleia foi para trazer essa voz estadual em defesa das pessoas com deficiência que tem essa importância, então esse estatuto, eles são leis que vai desde a formação continuada de professores em libras, em braille, passando pela questão de redução da jornada de trabalho para uma servidora que tem uma criança com deficiência, a obrigatoriedade nas escolas de Fortaleza de fazer os testes já cedo para poder detectar o nível de audição e da visão, escolas mais próximas para crianças com deficiência, enfim, um conjunto de regras, de acessibilidade, e de inclusão”, pontuou.
CEARÁ 1
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário