VÍDEO: No Cariri cearense, workshop sobre plantas medicinais promove integração entre academia e comunidade
A proposta do evento é proporcionar aos participantes uma imersão em temas relacionados ao uso de plantas medicinais da região na pesquisa científica, bem como no tratamento de doenças infecciosas
Nos próximos dias 3 e 4 de outubro, acontece o I “Workshop de plantas medicinais em doenças infecciosas: da comunidade à academia”, na cidade do Crato (Ceará), na Universidade Regional do Cariri (URCA).
O evento é coordenado pelo Dr. Jaime Ribeiro Filho, pesquisador da Fiocruz Ceará, a partir de uma parceria entre a URCA, a Fiocruz e sua unidade Fiocruz Ceará e a The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC). A proposta do evento é proporcionar aos participantes uma imersão em temas relacionados ao uso de plantas medicinais da região na pesquisa científica, bem como no tratamento de doenças infecciosas.
O workshop contará com a presença de especialistas, incluindo pesquisadores da URCA, Fiocruz e Instituições do Cariri. Além disso, haverá mesas de sessões interativas e práticas, abordando temas como experiências, casos de estudo e desafios da educação no contexto das doenças infecciosas.
LEIA TAMBÉM:
“As plantas medicinais possuem uma enorme importância para o tratamento de doenças, especialmente em nossa região, que é tão rica em cultura e conhecimento tradicional. Em nossas pesquisas, frequentemente partimos desse conhecimento para investigar experimentalmente, produtos naturais que podem contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos. Por isso, estamos felizes em oferecer uma oportunidade tão valiosa para a comunidade científica e para toda a população” afirmou o pesquisador e organizador do evento, Dr. Jaime Ribeiro Filho.
“Este workshop não apenas irá explorar novas abordagens e técnicas, mas também servirá como um ponto de conexão para profissionais que buscam expandir seus conhecimentos e redes de contato, além de trazer um olhar integrativo entre a academia e a comunidade”, acrescentou.
Apenas um ponto de partida
“Promover a interiorização da pesquisa e a integração entre o conhecimento tradicional e a pesquisa experimental sempre foi um objetivo de destaque na minha carreira de cientista e é gratificante ver que a Fiocruz, a TGHN e a URCA abraçam essa mesma causa. Por isso, eu acredito que esse evento no Cariri é um ponto de partida para novos projetos que contribuirão para o desenvolvimento da pesquisa em doenças infecciosas em regiões distantes dos grandes centros, como o sertão do Ceará e da Paraíba”, disse o pesquisador.
Jaime Ribeiro Filho é Farmacêutico e Mestre em Produtos Naturais pela UFPB e Doutor em Ciências Pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, é Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará) e colaborador da TGHN e da URCA.
Devido à grande demanda, as vagas para o workshop foram esgotadas e as inscrições estão encerradas.
CEARÁ 1
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário