header top bar

section content

VÍDEO: Leito do Rio Piancó encontra-se totalmente seco e falta d’água afeta animais da região

Moradores construíram cacimbões dentro do leito, com intuito da água render um pouco mais. Em um deles, uma espécie de poço, há uma bomba onde os proprietários aproveitam da água para suas plantações e também matar a sede do gado

Por Luiz Adriano

22/10/2024 às 18h24 • atualizado em 22/10/2024 às 18h25

O radialista e apresentador da TV Diário do Vale, afiliada da TV Diário do Sertão no Vale do Piancó, Cláudio Nepó, durante participação no programa Olho Vivo desta terça-feira (22), falou sobre a situação da falta d’água no leito do Rio Piancó.

A reportagem foi até o manancial no final da tarde dessa segunda-feira (21) e mostrou como o local encontra-se completamente seco.

Nepó explica que o exato local em que registrou as imagens, fica a cerca de 3 km das pontes de Itaporanga, por onde as águas passam e desaguam em busca de Coremas Mãe D’água. “Isso aqui quando o rio tá cheio é uma maravilha. Isso aqui fica tudo cheio!”, disse o repórter.

Nepó mostrou alguns cacimbões que pessoas da localidade fizeram dentro do leito com intuito da água render um pouco mais. Em um deles, uma espécie de poço, há uma bomba onde os proprietários aproveitam da água para suas plantações e também matar a sede dos animais.

Em um dos registros, o cinegrafista consegue filmar a última poça d’água que ficou das últimas cheias que o rio recebeu neste ano.

Cláudio Nepó ressalta que há reclamações de criadores de gado de que seus animais estão sofrendo com a falta d’água.

Segundo o profissional da imprensa, há açudes que estão cheios que poderiam soltar água para descer no leito do rio, mas isso não tem sido feito. Ele ressalta que a população que sofre com a situação tem reclamado e pedido às autoridades que resolvam o problema.

Conforme as informações apuradas pelo repórter, a responsabilidade seria da Agência Nacional das Águas (ANA).

Repórter Cláudio Nepó no leito do Rio Piancó – Foto: TV Diário do Vale

“Eu espero sinceramente que a próxima matéria que eu vier fazer aqui seja mostrando isso aqui cheio de água, talvez vinda do céu que é a única água que nós temos a garantia, ou se o homem tiver um pouco de piedade que possa liberar e matar a sede desses animais”, disse Nepó ao final da reportagem.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: