header top bar

section content

VÍDEO: Alunos de escola pública de Várzea da Ema realizam estudo de campo em Juazeiro do Norte-CE

A professora explicou como se deu toda a programação e destacou que foi um dia diferente para as crianças. Desde a visita à estátua do Padre Cícero até ver um filme no cinema, ela relata que os alunos ficaram maravilhados

Por Luiz Adriano

14/11/2024 às 19h51 • atualizado em 14/11/2024 às 19h53

No último sábado (9), os alunos do 5º ano, da professora Zeneide Rolim, da Escola Municipal Tiburtino Veríssimo Dantas, do distrito de Várzea da Ema, no município de Santa Helena, estiveram em um estudo de campo na cidade de Juazeiro do Norte, a terra do Padim Ciço.

A docente que trabalha na educação há 26 anos, participou do programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, e contou detalhes da experiência com os estudantes. Ela disse que o trabalho de campo sempre fez parte de sua metodologia.

“Ao longo dos anos como todo professor, eu busco trabalhar com meus alunos de uma forma lúdica, prazerosa, tentando unir teoria e prática, sempre que possível. Por isso, uma das ferramentas que recorro é o estudo de campo, onde tento possibilitar ao aluno, o contato direto com o objeto de conhecimento, a fim de proporcionar a ele a formação do pensamento crítico. A realidade, eu acredito que deve ser o principal conteúdo ensinado pela escola. Ir além dos muros, vivenciar o conhecimento aplicado à realidade, enxergar aquilo que era abstrato tornarsse concreto”, disse a docente.

Ela falou que no último sábado, os seus alunos do 5º ano e outros colegas da escola Veríssimo Dantas, saíram às 6h da manhã com destino a cidade de Juazeiro do Norte-CE e só retornaram à tardinha para início da noite.

A aula de campo foi realizada no sábado (9) – Foto: divulgação

A professora explicou como se deu toda a programação e destacou que foi um dia diferente para as crianças. Desde a visita à estátua do Padre Cícero até ver um filme no cinema, ela relata que os alunos ficaram maravilhados.

“Essa viagem ela tem o objetivo de fazer com que os alunos, a importância de estudar os conceitos de cultura, identidade, museu, patrimônio e também de lazer, uma vez que para esta turma em especial, muitos nunca saíram para um centro maior. Nenhum deles, dos 14 alunos que foram, conheciam um cinema”, disse a professora que realiza a viagem desde 2014 e relata que pais, alunos e até professores lhe agradecem por fazer o sonho dos estudantes se realizarem.

“Com isso eu quero ser uma lembrança boa na infância de alguém, como também contribuir para o crescimento social, emocional e da aprendizagem dos meus alunos”, enfatizou.


Mais fotos:

No shopping – Foto: divulgação

A aula de campo foi realizada no sábado (9) – Foto: divulgação

No cinema – Foto: divulgação

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: