header top bar

section content

VÍDEO: Falta de conhecimento gera 75% de quebra de sociedades empresariais; advogado dá dicas de como resolver

O jurista destaca que a falta de entendimento dos direitos de ambas as partes fazem com que haja os rompimentos de sociedades. "São muito comuns e geralmente decorrem de falta de clarezas dos instrumentos constitutivos dessa sociedade"

Por Luiz Adriano

12/12/2024 às 11h23 • atualizado em 12/12/2024 às 11h27

Na coluna semanal Diário Empresarial dessa quarta-feira (11), o advogado Gil Santos falou sobre conflitos empresariais e societários. Segundo o profissional, problemas dessa natureza são as principais causas que mais promovem alta taxa de mortalidade das empresas no Brasil.

O jurista destaca que a falta de entendimento dos direitos de ambas as partes fazem com que haja os rompimentos de sociedades. “São muito comuns e geralmente decorrem de falta de clarezas dos instrumentos constitutivos dessa sociedade. A falta de clareza em relação ás atribuições de cada sócio, em relação à permanência desse sócio e em relação à distribuição de lucros muitas vezes, isso é causa de conflitos que promovem cerca de 75% das dissoluções societárias de forma judicial”, detalhou.

Gil falou que a falta de conhecimento pode chegar ao ponto de quebrar a empresa, de levá-la à falência. Ele explicou que há soluções possíveis para os empresários. “É um conflito mal resolvido. Ele vai produzir uma série de problemas, problemas de divergências estratégicas, mas existem mecanimos que podem ajudar a evitar esse tipo de conflito”, pontuou.

O colunista citou o “Acordo de Sócios” como um ponto estratégico para resolver o problema. Nele, segundo o profissional, é possível obrigar o sócio a permanecer na empresa por um determinado período de tempo; trata sobre as formas justas de lhe dar com sócios, sejam eles majoritários ou minoritários; apresenta cláusula de não concorrência; e vários outros pontos que é de suma importância para que os empresários possam utilizar em um fechamento de sociedade empresarial. Entenda mais acessando o vídeo do topo do texto.

Gil Santos é CEO do escritório GSS Advogados, Pós Graduado em Direito Empresarial; Pós Graduado em Finanças Corporativas e MBA em Análise de Demonstrações Contábeis. Saiba mais sobre o jurista em: @gilsantosadvogado.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: