Após anúncio de Bolsonaro, universitários passam noite em campus e devem discutir se continuam ocupação
Estudantes ocupam o espaço desde quarta-feira (17), quando o presidente Jair Bolsonaro anunciou a suspensão do vestibular para pessoas transgênero na Unilab, pelo Twitter.
Uma reunião entre estudantes, professores e a reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) deve ocorrer na tarde desta quinta-feira (18), para tratar da suspensão do vestibular exclusivo para pessoas transgêneros e intersexuais. Depois, o assunto deve ser discutido em plenária ainda durante esta tarde, no Campus da Liberdade, em Redenção, no interior do Ceará. Os estudantes devem decidir a permanência da ocupação e quais vão ser os próximos passos.
Os universitários da instituição passaram a noite no campus de Redenção, mobilizados em protesto contra a notícia. Eles ocupam o espaço desde esta quarta-feira (17), quando o presidente Jair Bolsonaro anunciou a suspensão da prova pelo Twitter.
As inscrições para o vestibular haviam sido abertas no dia 15 de julho. Um dia depois, a seleção foi cancelada. A Unilab havia ofertado 120 vagas em 15 cursos nos seus três campi, dois no Ceará e um na Bahia. Em resposta à suspensão, a instituição informou, em nota, que o edital do exame foi questionado pela Procuradoria Federal, pois “vai de encontro à Lei de Cotas e aos princípios da razoabilidade, proporcionalidade e da ampla concorrência em seleções públicas”.
A Unilab disse ainda que as vagas ofertadas correspondiam a colocações ociosas, ou seja, não foram preenchidas nos processos regulares do Enem/Sisu.
Segundo a professora Luma de Andrade, que está acompanhando a mobilização na unidade, também há universitários ocupando os outros campi da Unilab no Ceará (um em Redenção e outro em Acarape).
Fonte: G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/07/18/universitarios-passam-noite-em-campus-da-unilab-e-devem-discutir-se-continuam-ocupacao-no-ceara.ghtml
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário