Professor cearense está entre os 350 professores transformadores que disputam prêmio no Brasil
O professor Antônio Barbosa de Quixeramobim no Ceará está concorrendo ao prêmio professor transformador.
O Prêmio Professor Transformador é uma ação desenvolvida pela Base2edu em parceria com o maior congresso de educação básica da América Latina, o Bett Brasil Educar. Com esta iniciativa objetiva-se o compartilhamento de ricas práticas educacionais e o aprendizado em rede, para estimular uma grande e sustentável transformação na educação brasileira.
O Prêmio Professor Transformador, lançado para reconhecer projetos pedagógicos transformadores alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que foram aplicados em escolas por professores da Educação Básica de todo o País, se destaca pela representatividade nacional: entre os 350 projetos selecionados na fase de análise pedagógica, há iniciativas de todas as regiões brasileiras.
A Região Sudeste registra o maior número de projetos selecionados nesta fase de seleção do Prêmio, com 152 iniciativas. Em seguida, estão as regiões: Sul (71 projetos); Nordeste (58 projetos); Norte (42 projetos) e Centro-Oeste (25 projetos). Dos 350 projetos avaliados na fase de Análise Pedagógica, 12 serão selecionados como finalistas, com divulgação prevista para a segunda quinzena do mês de março.
Antonio que é professor efetivo da rede municipal de Quixeramobim e Quixadá está concorrendo a categoria Fundamental I, com o projeto “Matemática em Cooperação” que tem como objetivo: Desenvolver o protagonismo e melhorar os indicadores internos e externos de aprendizagem.
Construir a sala de aula cooperativa implica uma mudança radical nas normas tradicionais (Cohen, 1994). Os estudantes agora devem ajudar uns aos outros, e serem responsáveis não só pelo seu próprio comportamento, mas também pelo comportamento da célula e pelo produto do seu trabalho. Para além de ouvir com atenção o professor, agora o estudante deve ouvir com atenção também os colegas.
Tão importante quanto a relevância acadêmica do projeto ao contribuir para a melhoria da aprendizagem, razão de ser da escola, é a sua relevância social promovendo o desenvolvimento emocional dos educandos e senso de responsabilidade social, rompendo com uma cultura de individualismo e competição para o aprendizado de uma cultura baseada no diálogo e na cooperação, onde a meta passa a ser a aprendizagem de todos. Assim sendo, o projeto contribui para a formação global do estudante, investindo nos pilares fundamentais da educação: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver, essenciais para o sucesso no mundo atual.
Assessoria
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário