header top bar

section content

VÍDEO: Professor e escritor cita novos desafios da educação em seu novo livro: “Pedagogia para formadores”

O docente enfatizou o fator humanismo e explicou as diferenças do ensino do século XX para o século XXI em virtude da chegada da Inteligência Artificial. Ele foi entrevistado no program Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão

Por Luiz Adriano

22/01/2025 às 19h49 • atualizado em 22/01/2025 às 19h56

O professor e escritor, Ivo Lavor, da cidade de Iguatu, no Centro-Sul cearense, foi entrevistado no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, nesta quarta-feira (22), e falou sobre seu mais novo livro lançado, “Pedagogia para formadores”.

Ele deu uma breve explicação do conteúdo da obra, ressaltando que o livro trata de desafios na educação atual. O docente enfatizou o fator humanismo e explicou as diferenças do ensino do século XX para o século XXI em virtude da chegada da Inteligência Artificial.

“A educação nesse nosso tempo ela está um pouco mais desafiadora, isso porque o processo formativo ele tem que pensar em estratégias pedagógicas para inserir esse novo formato, as pessoas que vão se formando nesse novo tempo para se inserir na Inteligência Artifical. E o meu livro, como ele trata da pedagogia para formadores, nós tratamos, inclusive, de novos paradigmas mais aceitáveis para este nosso tempo”, informou Ivo.

O profissional da educação ressalta que é de fundamental importância que no ensino sejam utilizadas características humanistas como empatia, por exemplo. Segundo ele, “tudo que nós somos parte do cuidado com outro humano da relação social”.

“O ser humano, ele é humano porque nasce na espécie humana, mas nós nascemos não prontos. A relação social ela tem que ser qualificada. [Precisamos] criar uma pedagogia para gerar vocabulário, para gerar aprendizagem, para gerar foco. Nossa educação ela tem que ser pensada para que nós possamos ser humanos, então, empatia, criatividade, esses elementos eles são humanos, e eles podem ser provocados por outros seres humanos, e nada melhor do que um ser humano como um professor para provocar isso”, detalhou.

Professor e escritor, Ivo Lavor – Foto: divulgação

Ivo Lavor é coordenador acadêmico das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC, em Iguatu-CE. Ele também trabalha com formação de professores e em breve estará lançando mais dois novos livros.

O cearense tem 45 anos de idade e 25 de carreira na área da docência. Nessas duas décadas e meia, Ivo já exerceu várias funções como gestor de escola, desenvolveu várias atividades desde a alfabetização, EJA, técnico da educação, entre outros. Hoje, ele atua com mais ênfase no ensino superior e na pesquisa.

CLIQUE AQUI e acesse o Portfólio do professor Ivo Lavor.

Para encontrá-lo nas redes sociais, basta acessar o Instagram @ivolavor.oficial – e no Youtube, Ivo Lavor.

O livro “Pedagogia para formadores” pode ser adquirido por meio de mensagem no direct. O escritor falou que o material pode ser enviado para qualquer parte do Brasil.

Veja a entrevista completa:

CEARÁ1

Recomendado pelo Google: