VÍDEO: Dr. George presta entrevista após adversário passar mal e cancelar participação no debate
O candidato a prefeito do Barro-CE pela oposição, Vinicius Laurindo, passou mal antes de chegar aos estúdios da TV Diário do Sertão e teve que cancelar sua participação no debate com o prefeito Dr. George
O candidato a prefeito do Barro-CE pela oposição, Vinicius Laurindo (PSD), passou mal antes de chegar aos estúdios da TV Diário do Sertão e teve que cancelar sua participação no debate que aconteceria na noite desta terça-feira (17). Com isso, conforme a regra pré-estabelecida, o prefeito e candidato à reeleição Dr. George (MDB) passou por uma sabatina.
De acordo com o receituário médico e a ficha de atendimento enviada à produção do debate, Vinicius Laurindo deu entrada no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) às 19:40h se queixando de dor lombar e cólica associada a náuseas, vômito e pressão alta. Os exames constataram quadro de nefrolitíase provocada por pedra nos rins. Ele ficou em observação na enfermaria.
No início da sabatina, Dr. George lamentou a ausência de Vinicius Laurindo e desejou pronto restabelecimento do quadro clínico do adversário. A entrevista, então, seguiu mediada por José Dias Neto.
Dr. George começou fazendo um comparativo entre a sua gestão – que tem pouco mais de dois anos e meio – e os últimos 20 anos de administrações anteriores. Segundo ele, a evolução do Barro é notória e reconhecida pela grande maioria da população.
O prefeito relata que o município estava abandonado em todos os setores e que o governo anterior deixou mais de R$ 6 milhões em dívidas relacionadas a atrasos de salários e fornecedores. Ele afirma que colocou os salários em dia em menos de 6 meses de administração.
DENÚNCIA NO MP
A primeira pergunta diz respeito a uma Notícia de Fato instaurada pelo Ministério Público para apurar suposto uso de equipamentos da Prefeitura do Barro para fins privados em troca de votos.
Dr. George negou essa suposta irregularidade e disse que as pessoas escutadas até agora também desmentiram a denúncia. O prefeito alega que as máquinas que aparecem em fotografias anexadas à denúncia estavam paradas e uma delas, inclusive, estava sem um pneu. “Está na fase inicial [da apuração], isso vai rolar e a gente vai provar por A mais B que não estamos fazendo nada de errado porque não precisamos disso”, falou o prefeito.
MAIOR MARCA DO SEU GOVERNO
Em pouco mais de dois anos e meio na prefeitura, Dr. George considera que a maior marca do seu governo é o compromisso com o pagamento da folha salarial em dia, o que possibilita, por consequência, o aquecimento do comércio. Em seguida, ele destaca também obras na infraestrutura de ruas e escolas e anuncia que o Projeto Areinha vai instalar quadras de beach tennis e vôlei de praia – com pracinhas no entorno – em todos os distritos do município.
EDUCAÇÃO E SAÚDE
Na educação, o prefeito destaca a construção de uma creche municipal que será entregue à população em breve e o início de outras duas, conveniadas com os governos estadual e federal. Também cita capacitação de professores, acordo para quitar anuênios atrasados de outras gestões e a conquista do maior Ideb da história do Barro.
Na saúde, Dr. George cita reformas em todos os postos; contratação de empresa terceirizada para administrar o hospital e garantir celeridade na aquisição de insumos; instalação de equipamentos para exames de imagem; reforma do centro cirúrgico; laboratório que entrega resultados imediatos; abertura de Policlínica com vários especialistas; realização de quase 500 cirurgias de catarata e mais de mil cirurgias de pequeno porte; convênios com hospitais de outras cidades e estados (e transporte gratuito) para atendimentos dos quais o município ainda não dispõe; e anunciou que irá entregar um centro de reabilitação para crianças neuroatípicas com várias especialidades e equipe multidisciplinar.
PERGUNTAS DE SEGMENTOS SOCIAIS
Agronegócio e pequenos produtores
O agricultor Cleiton Silveira, presidente da Associação dos Produtores de Leite, quis saber quais propostas o candidato tem para desenvolver o agronegócio no Barro.
Dr. George ressaltou que a produção de leite no município não chegava a 2 mil litros nos governos anteriores e hoje consegue alcançar 10 mil litros por dia graças a empresas da Paraíba e do Ceará que compram a produção local. Ele também destaca o fortalecimento da produção de algodão por meio de parceria com o Governo do Estado e a profissionalização dos pequenos agricultores através de cursos do Senar.
Pagamento dos servidores em dia
Cícera Santos, presidente da Associação Comunitária do Sitio Raposa, pediu garantias de que o município vai continuar pagando a folha salarial dos servidores e os fornecedores da prefeitura em dia. Na resposta, Dr. George prometeu que essa marca do seu governo não vai mudar e que agora o funcionalismo confia que vai receber seu salários.
CEARÁ 1
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário