header top bar

section content

VÍDEO: Na missa do Padre Cícero, bispo exalta martírio da ‘Menina Benigna’ que será beatificada

A beatificação está marcada para o próximo dia 24 de outubro. A história da adolescente cearense é marcada pela dedicação à castidade. Ela foi assassinada aos 13 anos por rejeitar ter relações sexuais com outro jovem

Por Luiz Adriano

21/09/2022 às 21h03 • atualizado em 21/09/2022 às 21h07

O bispo da Diocese do Crato, no Cariri cearense, Dom Magnus Henrique Lopes, durante homilia na missa do Padre Cícero que é realizada todo dia 20 de cada mês, deu ênfase à beatificação da ‘Menina Benigna’, que no próximo dia 24 de outubro se tornará a primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil.

A história da adolescente é marcada pela dedicação à castidade. Ela foi assassinada aos 13 anos de idade no dia 24 de outubro de 1941 com golpes de facão, fato que aconteceu na cidade de Santana do Cariri, no interior do Ceará. Segundo o relato histórico, Benigna foi golpeada por outro adolescente de 17 anos, que tentou forçá-la a ter relações sexuais com ele.

A ‘Menina Benigna’ será beatificada – foto: divulgação

“Este chão da Diocese do Crato foi regado com o sangue de Benigna, que logo mais no dia 24 de outubro estaremos celebrando a sua beatificação. Bem aventurada esta jovem que teve a coragem de derramar o seu sangue por causa do evangelho, porque acolheu verdadeiramente a Palavra de Deus no seu coração”, destacou o bispo.

O martírio de Benigna virou símbolo da luta contra o feminicídio e dos crimes sexuais contra menores. A cidade cearense de Santana do Cariri recebe caravanas de várias regiões do Brasil, que fazem romarias à Benigna Cardoso da Silva que será levada à categoria de beata na Diocese de Crato, em uma grande solenidade no estado do Ceará.

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri-CE, cidade distante 500 km da Capital Fortaleza.

Movidos pela história de Benigna, os católicos da região passaram a venerá-la e inclusive há projetos do poder público para construir uma imagem da mártir na cidade.

Conforme os trâmites da igreja, o processo de beatificação é um patamar alcançado que se aproxima da canonização, estágio que pode torná-la santa.

Veja a missa completa na TV Padre Cícero:

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: