header top bar

section content

Novembro Azul: Hospital Geral de Fortaleza é referência em urologia e no combate ao câncer de próstata no CE

Reconhecido como um dos principais centros de referência em urologia do estado, a unidade tem se destacado com mais de 4 mil atendimentos realizados no primeiro semestre de 2024

Por José Dias Neto

08/11/2024 às 18h25 • atualizado em 08/11/2024 às 18h27

Atendimento no Hospital Geral de Fortaleza. Foto: Divulgação

Durante todo o mês de novembro, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), intensifica a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. Reconhecido como um dos principais centros de referência em urologia do estado, a unidade tem se destacado com mais de 4 mil atendimentos realizados no primeiro semestre de 2024, incluindo consultas ambulatoriais, cirurgias e atendimentos de emergência.

Inaugurado em 1974, o serviço rapidamente se consolidou como referência, atendendo não apenas pacientes de Fortaleza, mas de diversas cidades do interior cearense. O chefe do serviço de Urologia do HGF, Marcos Flávio Rocha, ressalta os diferenciais do equipamento: “A nossa equipe é altamente capacitada para o diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de patologias urológicas, incluindo doenças da próstata, bexiga, uretra, pênis, testículos e rins. Realizamos vários exames e abrangemos muitas especialidades”.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata segue sendo uma das maiores preocupações de saúde pública no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), são registrados cerca de 70 mil novos casos anualmente no país, com aproximadamente 15 mil mortes. No HGF, a unidade tem reforçado suas ações de conscientização, especialmente durante o Novembro Azul, com campanhas educativas e atividades que buscam combater o preconceito em relação ao diagnóstico precoce da doença.

“Quando detectadas precocemente, as doenças urológicas, como o câncer de próstata, têm altas chances de cura. Nosso trabalho contínuo de prevenção pode salvar muitas vidas”, afirma o chefe do serviço.

Novembro Azul. Foto: Reprodução da internet

Outra importante demanda do setor é o tratamento de cálculos urinários, que afeta muitos pacientes. O hospital oferece tratamento com tecnologia de ponta, incluindo a realização de cirurgias minimamente invasivas, permitindo que muitos atendidos se recuperem rapidamente.

“Temos um maquinário moderno, com equipamentos para videocirurgias, com eficiência e precisão nos nossos tratamentos”, destaca Marcos.

Atendimento de emergência

O HGF também tem o diferencial de ser a única unidade no Estado a oferecer atendimento emergencial dedicado a questões urológicas. O hospital realiza mais de cem cirurgias de emergência por mês, com fluxo de pacientes em constante crescimento. Para receber essa demanda crescente, o serviço funciona em três turnos (manhã, tarde e noite) e também realiza operações aos sábados, com capacidade para atender entre 10 a 12 pacientes por dia.

Um exemplo desse compromisso é o caso de Paulo de Lima, de 53 anos, que procurou o HGF devido a uma forte dor nas costas. Após exames, foi diagnosticado com cálculos renais e, em seguida, submetido à cirurgia. “O atendimento foi excelente. Identificaram rapidamente o problema e realizaram a cirurgia com sucesso. Agora, vou me cuidar mais, inclusive fazendo exames de rotina, como os de próstata, que estava adiando”, conta o encanador.

CEARÁ1

Recomendado pelo Google: