header top bar

section content

VÍDEO: Em Conceição, médico descobre por acaso que paciente tem coração e outros órgãos em lados opostos

Médico e paciente se surpreenderam quando a ultrassonografia revelou que pâncreas, fígado, rim direito, baço e coração estão em lados inversos aos normais

Por Luis Fernando Mifô

24/12/2024 às 17h25 • atualizado em 24/12/2024 às 17h31

Um caso raro de Situs Inversus Totalis (SIT) foi descoberto por acaso em um paciente do município de Conceição, no Sertão paraibano, e surpreendeu a equipe médica de uma clínica particular.

Situs Inversus é uma alteração congênita rara, caracterizada pelo desenvolvimento das vísceras no lado oposto de sua topografia, como se fosse uma imagem espelhada. O Situs Inversus Totalis (SIT) é quando a alteração surge com dextrocardia, ou seja, o ápice cardíaco voltado para a direita. Em resumo, o paciente em questão tem o coração e outros órgãos em lados opostos aos normais.

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais, o médico Jânderson Jessé explica que o paciente levou a filha para exames de rotina na sua clínica e após uma conversa com outra médica, o rapaz resolveu também ser avaliado, embora não estivesse sentindo nenhuma dor. O paciente relatou que quando joga bola, sente os batimentos cardíacos pulsarem mais forte do lado direito.

Foi então que ambos se surpreenderam quando a ultrassonografia revelou que o pâncreas e o fígado estão voltados para o lado esquerdo; o rim direito e o baço direito também estão no lado esquerdo; e o coração está voltado para o lado direito.

Momento em que a ultrasson revelou Situs Inversus Totalis no paciente (Reprodução)

“A gente chegou à conclusão que esse paciente tem o Situs Inversus, que é um diagnóstico bem raro, dificilmente a gente encontra um caso desse”, conta o médico. “Ele vai conseguir levar a vida dele tranquilo, sem maiores problemas, sem ter dificuldade alguma em relação à questão da fisiologia dele”, acrescenta,

O médico apenas ressalta que dores relacionadas a esses órgãos – se acontecerem – serão sentidas em lados diferentes, o que pode intrigar profissionais da saúde que, eventualmente, venham a atender o paciente.

“Se esse paciente chegar no hospital com queixa de alguma dor, por exemplo um cálculo de vesícula biliar, como ele tem a vesícula do lado esquerdo, a dor vai ser do lado esquerdo. Então, um paciente que chegar com uma dor no lado esquerdo, a gente jamais iria pensar que seria, por exemplo, um cálculo biliar. Da mesma forma se o paciente chegar a ter um infarto, a dor mais intensa que ele vai sentir vai ser do lado direito”, explica.

Recomendado pelo Google: